Ha poder em nossas palavras



Verdadeiramente há poder em nossas palavras. Não estou falando apenas das frases positivas ou negativas que costumamos usar, me refiro ao conteúdo de nossas conversas. Aquilo que falamos tem uma capacidade fortíssima de influenciar nossa vida.
A Bíblia diz : “Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem”. (Mateus 15:18). Até quando mentimos falamos do está no nosso coração, a mentira.
O que sai da boca contamina o coração, podemos chamar isso de “contaminação circular”, pois
 quanto mais o homem fala coisas ruins mais se prejudica e a medida que tem o coração contaminado profere mais palavras ruins, tornando esse processo contínuo.
Mais à frente as Escrituras também nos advertem: “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo...” ( Tiago 3:2).
Nossas palavras têm o poder de abençoar ou amaldiçoar, tanto às pessoas com quem conviemos como, principalmente a nós mesmos.
 Às vezes basta uma palavra para que destruamos uma amizade ou um relacionamento que demorou anos se estruturando.
Existe um provérbio que diz:
“O homem é senhor das palavras que não fala e escravo das que fala”.
As Sagradas Escrituras nos advertem: depois que a frase sai de nossa boca não pode ser mais anulada, a não ser que haja arrependimento. “ Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo”. (Mateus 12:36).
O inimigo de nossas almas nos incita ao erro para que venhamos a infringir princípios espirituais e dessa forma sofrermos as consequências.
O que sai de nossa boca tem o poder de nos sujar.
Quantas vezes chegamos em uma roda de amigos e de repente começamos a comentar a respeito da vida de alguém, acabamos tecendo críticas e às vezes até ridicularizamos aquela pessoa e quando saímos dali nos sentimos sujos, vemos que as nossas próprias palavras nos contaminaram.
A bíblia diz que a boca fala do que há em abundância no coração.
Como tem sido tuas palavras? boas, de esperança, reconciliadoras? ou têm sido más? obscenas? de derrota? Na verdade elas apenas têm projetado aquilo que está em teu coração.
Então é sério! Nossas palavras são influenciadas por fatores internos e ao saírem de nossos lábios nos prejudicam mais ainda. Por isso, nosso coração precisa ser tratado pelo Senhor, que nos diz:
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)
Que Deus possa nos perdoar pelas palavras ruins que pronunciamos e nos livrar do efeito maligno que elas causam.
Um grande abraço e que Deus te abençoe.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Crédito da imagem: Word Of Mouth Pictures
Criador: Sophie Walster 
 
 
 

Comentários

  1. Oi, Augusto

    É verdade, nossas palavras nos destroem ainda mais. Mas não é difícil percebermos quando somos influenciados a dizer coisas que não queremos, fazermos fofocas ou falarmos mal das pessoas. Muitas vezes nossa consciência nem nos alerta mais por estarmos muito acostumados a essas atitudes. Nesse caso, prestando um pouco mais de atenção, conseguiremos distinguir novamente os avisos da consciência sobre o que é do Bem e o que é do Mal.

    "Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."
    Filipenses 4:8
    Isso diz tudo.

    O seu texto está muito bem escrito, parabéns!

    Abraços,
    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosana.
      Obrigado pelo comentário.
      Sua participação sempre me honra e abençoa.
      Muitas pessoas se violentam através do desrespeito a própria consciência.
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM EM UMA GARRAFA

Ser ou Ter?

O Cisco e a Trave