Jejum e Oração



DEUS falou ao meu coração sobre essa palavra e quero compartilhá-la com meus irmãos.
Que o Espírito Santo esteja nos guiando e revelando a sua santa vontade aos nossos corações.  

Jejum e oração

“Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?
E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.
Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.”
(Mateus 9:14-17)

O porque do jejum

Naquela ocasião os discípulos não jejuavam pois a presença do Senhor JESUS com eles já era a comunhão que precisavam. Isso em nossas vidas representa o estado de comunhão diária que desfrutamos quando o
buscamos constantemente e nos sentimos mais próximos ao Senhor, dessa forma, o mundo não nos influencia e as coisas terrenas passam a ter cada vez menos importância para nós.
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”
(Colossenses 3:1-3)

“Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.”
Enquanto temos a presença de JESUS constantemente em nossas decisões e caminhos estamos bem, mas, quando não vigiamos e acabamos tomando outro rumo que não seja o do reino de DEUS, nos prejudicamos:
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”

(Provérbios 14:12)

É justamente nesses momentos de fraqueza que percebemos que, de alguma forma, temos nos afastado dos ensinamentos divinos.
Sabemos por que a nossa carne luta contra o Espírito de DEUS. 
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”
 (Gálatas 5:17)

Se dois lutadores vão se enfrentar, e um deles for alimentado com refeições completas e o outro não se alimentar devidamente, qual dos dois irá vencer a luta? Evidentemente o que se alimentou melhor. Se alimentarmos mais a nossa carne do que nosso espírito viveremos sob a vontade carnal, mas, se alimentarmos o nosso espírito e matarmos a carne através do jejum e da oração, teremos vitória pelo poder do Senhor DEUS.
O Senhor JESUS CRISTO já fez o sacrifício único e suficiente  para a nossa salvação, mas nós temos que fazer nossa parte.
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.”
(Gálatas 5:16)

Remendo novo em pano velho

Nesse trecho o Senhor JESUS nos fala sobre a diferença entre resolver o problema ou apenas remediar uma situação.
Quantas vezes nos colocamos em situações em que nossos vestidos se sujam e rasgam como por exemplo o filho pródigo. O pai não disse que ia remendar seus vestidos rasgados e sujos mas sim trocá-los.
“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés.”
(Lucas 15:22)

O jejum e  a oração não são penitencias a serem realizadas por algum pecado, pelo contrário, são armas usadas pelo Espírito Santo, junto com a palavra de DEUS, para nos tornar cada vez mais distantes do erro.
Há pessoas que tentam resolver a falta de comunhão com rituais e amuletos, outros vêm na sua aparência carnal uma forma de substituir a verdadeira comunhão tudo isso não passa de uma tentativa de remendar o vestido velho.
“E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus.”
(Lucas 20:21)
Não é a roupa nova material tampouco a roupa velha que determina nossa espiritualidade, nem o comprimento delas.
O que determina a nossa santidade é a comunhão com DEUS através de um coração temente e sincero que procura fazer a vontade do Pai. 

Vinho novo em odres velhos

O vinho é usado como representação da alegria e do poder do Espírito Santo.
Quantas pessoas estão sem a alegria da salvação.
“Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.”
(Salmos 51:12) 
Mas, antes de recebermos o “vinho novo” temos que ser odres novos, isso é, ter nossa mente transformada.
“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.”
 (Gálatas 6:15)

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
(Romanos 12:2)
Até aquilo que DEUS tem para nos dar no tempo em que passamos aqui é prejudicado pelo fato de sermos odres velhos, pois o que ele quer nos dar é novo.
Muitas pessoas pedem até receber, lutam e quando conseguem o que querem são derrotadas por aquilo que foi alvo de suas orações.
Na nossa natureza carnal não sabemos nem orar, nosso livramento é o Espírito Santo.
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”

(Romanos 8:26-27)

O que fará você uma pessoa feliz não é o sucesso profissional, nem um relacionamento amoroso, tampouco o aquisição de um bem material. O que te fará feliz é a comunhão com DEUS pois com ele aprendemos como ter paz.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

(Mateus 11:28-30)


Porque jejuar?
Há casta que só sai com jejum e oração
"E, quando se aproximou dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e alguns escribas que disputavam com eles.
E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada e, correndo para ele, o saudaram.
E perguntou aos escribas: Que é que discutis com eles?
E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo;
E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E ele, respondendo-lhes, disse: O geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.
E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infáncia.
E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.
E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.
E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?
E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum."
(Marcos  9:14-29)

No jejum negamos ao nosso corpo o pão material e através da palavra de DEUS alimentamos nosso espírito, consequentemente, nossa linha de pensamentos não será a da carne, por isso os espíritos malignos não encontram forças em nossos pensamentos e anseios.
Uma vez iluminados pelo Espírito Santo não sentiremos desejos que não sejam da parte de DEUS.  

Como jejuar?
Em secreto:
“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”

(Mateus 6:16-18).

O jejum não deve ser um atestado de santidade e sim algo íntimo entre o servo de DEUS e seu Senhor.  

Que possamos buscar a vontade de DEUS com jejuns e orações.
Que o Senhor DEUS nos ajude a servi-lo com sinceridade, em espírito e em verdade.
DEUS te abençoe!













Crédito da imagem: https://d2ctxc0nlnzcqn.cloudfront.net/files/2016/10/HP135_m.jpg

Comentários

  1. Augusto,
    Gostei muito do que escreveu.

    "O jejum e a oração não são penitencias a serem realizadas por algum pecado, pelo contrário, são armas usadas pelo Espírito Santo, junto com a palavra de DEUS, para nos tornar cada vez mais distantes do erro."
    Eu sempre aprendi que o jejum era penitencial. Agora sim faz mais sentido para mim ou melhor, agora faz todo sentido o objetivo do jejum.
    Abraços e parabéns pelo excelente post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM EM UMA GARRAFA

Ser ou Ter?

O Cisco e a Trave