Fogo no altar



“O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.” (Levítico 6: 13 )

O texto acima fala do fogo que era colocado no altar pelo sacerdote para consumir o holocausto.
Quando se fala em sacerdote as pessoas sempre pensam na figura do pastor, presbítero, bispo ou qualquer outro tipo de liderança religiosa.

E quando se fala em altar o que vem a mente é o púlpito das igrejas ou local onde se posicionam os dirigentes dos cultos e as pessoas que compõe o chamado ministério.
Poucas pessoas leem a bíblia, o que da margem a uma série de erros, há muitos equívocos em relação a essa passagem.
Vamos examinar as Sagradas Escrituras a fim de melhor entender o assunto.
Primeiramente, devemos entender que o texto trata de uma situação da época da Lei e sabemos que hoje em dia estamos vivendo a época da Graça, por isso as coisas que eram materiais e praticadas ao pé da letra no velho testamento, atualmente são, para nós que vivemos na graça, revelações espirituais para nossas vidas .

“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros...” (Hebreus 10:1)

 “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fossemos justificados.  Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.”
(Gálatas 3:24-26)

O sacerdote não é somente o pastor, o presbítero ou qualquer outro tipo de líder, o sacerdote hoje representa cada um de nós:
“E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.” (Apocalipse 1:6)

O altar é o nosso coração
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”
(1 Coríntios 3:16)

Na verdade o que essa passagem da palavra de Deus está nos dizendo é que devemos estar sempre em comunhão com Deus.  Viver a cada momento sem deixar a chama da verdadeira fé se apagar, não a fé materialista e egoísta, mas a fé que vence o mundo a qual tem como fundamento o amor.
As pessoas pensam no altar como sendo algo no edifício igreja, o local onde congregam.
Na verdade a ordem desse abastecimento ocorre justamente ao contrário. Quando chegamos na congregação devemos estar com essa comunhão acesa e não estarmos dependentes de outras pessoas para que esse fogo seja aceso. É responsabilidade de cada um de nós cuidar dessa parte.
Muitas pessoas passam o dia distantes de Jesus, envolvidas com coisas que o magoam e acham que quando chegarem à congregação isso não fará diferença. Passa-se o dia sem dar a mínima para o Senhor e à noite esperam que Ele vá cooperar com eles. Essas pessoas preocupam-se mais com o sentir do que com o entender, pois vivem do que sentem e não pelo conhecimento da palavra de Deus, até acham que estão sendo preenchidas e "acendidas", mas estão apenas se enganando, esse fogo não é aceso por rituais, mas é aceso pela comunhão com Deus que nos faz tomar decisões baseadas na sua vontade santa de divina.
Existe uma triste realidade na vida de muitos: É fácil para a pessoa ser uma benção nas reuniões da igreja, mas em casa somente consegue ser trevas, digo isso com o coração pesado, pois entendo que uma das causas desse problema está no ensinamento errado que essas pessoas recebem.
Cantar louvores ao Senhor é uma benção, orar juntamente com os irmãos é maravilhoso, congregar é necessário, mas isso não demonstra que o altar está aceso.
Uma luz é necessária quando estamos em momentos de escuridão. Quando os momentos de trevas da vida surgem através das tentações, da perseguição, da afronta, da calunia ou qualquer ataque de outro tipo, é que a luz que está em nós se faz necessária para que não fiquemos em trevas.
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

(Mateus 5)
        




crédito da foto: MD_JERRY -https://unsplash.com/photos/AhUqPgcEMhA

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM EM UMA GARRAFA

Ser ou Ter?

O Cisco e a Trave