O poder do subconsciente



Muito se tem falado sobre o poder do subconsciente. Uns discorrem sobre o poder do pensamento, que se
você desejar algo ardentemente conseguirá alcança-lo, alguns para isso usam até versículos isolados da bíblia para embasar suas teorias, mas será que esse ponto de vista está correto?  

A área espiritual é muito subjetiva, portanto a questão da fé pode gerar varias situações as quais estão sujeitas a palavra de Deus, mas, por se tratar de fé varia de pessoa para pessoa.

Ao passo que nos aproximamos de Deus, vamos sendo envolvidos por uma atmosfera de espiritualidade que começa a direcionar nossos pensamentos.  Uma vez que nosso pensamento está aproximando-se em sintonia aos pensamentos de Deus, as vontades, desejos, anseios e etc. vão sendo moldados segundo a vontade do Criador.

As Escrituras nos dizem:
“Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.”  (Salmos 37:4-5)

Mas quando alguém confia em Deus a ponto de entregar a Ele seus caminhos e receber sua presença como um deleite a sua alma, será que essa pessoa continuará tendo os mesmos desejos de antes dessa entrega?
Muitas vezes depois dessa entrega ou encontro interior, acontecem coisas ao nosso favor que nem esperávamos que acontecessem, e acabamos percebendo que muitas coisas as quais buscávamos ardentemente não faziam parte do  plano de Deus para nossas vidas e tampouco fariam bem a nós.

Somos muitas vezes levados por nosso vazio existencial e olhamos as coisas de forma linear utilizando a nossa limitada capacidade de enxergar o mundo a ponto de até as orações que fazemos muitas vezes estarem erradas.
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”  (Romanos 8:26)

Graças a Deus seu Espírito traduz aquilo que precisamos, sendo assim se estivermos em sintonia O Senhor Eterno nos supre do que realmente precisamos.
As questões da bíblia estão mais relacionadas a palavra que a pessoa pronuncia do que ao pensamento, a atitude de despojamento do que a ansiedade em ter.
Quando alguém busca as coisas espirituais torna-se cada vez mais superior a matéria, sendo cada vez menos influenciável por ela.
Sabemos que aquilo que é mais importante pra nós sempre terá prioridade em nossas vidas.

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6:19-21)

Portanto não temos na palavra de Deus motivos ou argumentos sólidos para crermos no poder do subconsciente e entendemos sim que o enquadrar-se aos planos do Eterno a ponto de almejar as coisas na mesma sintonia é que nos faz seguirmos no caminho com maior êxito.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

Devemos pedir a Deus paciência quando as coisas não acontecem do jeito que esperamos, essa é a parte mais difícil, mas é justamente aí que está a diferença entre quem serve a Deus e as demais pessoas.
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas."  (Mateus 6:31-32)

Muitos se baseiam  na passagem “pedi e dar-se-vos-á”, que muitas vezes infelizmente é deturpada por pregadores que por falta de entendimento ou não, mudam o sentido espiritual para o material. Se o Senhor Jesus falou que os gentios eram quem buscavam ardentemente as coisas materiais e que para nós o Pai prepara o que precisamos, jamais iria voltar atrás e nos mandar buscar as coisas terrenas.

"E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”.
  (Lucas 11:9-13)
O Senhor Jesus Cristo não está falando de coisas materiais e sim do Espirito Santo.

Geralmente os gurus do pensamento positivo em suas diversas manifestações, sejam elas religiosas ou voltadas para a autoajuda, sugerem que devemos pensar “grande” para obtermos o “sucesso”. A verdade é que esse é um pensamento materialista e corporativo próprio do capitalismo que visa legitimar a opressão e induzir o indivíduo a servidão, através da busca insana pelo sucesso profissional, por salario e etc. quanto  mais é valorizado o crescimento material  mais se produz para os senhores do mundo e com isso mais se abre mão de momentos com a família, se destrói a natureza, a saúde, a consciência e até os sentimentos de humanidade são aniquilados em prol desses ideais fúteis.

Na verdade pensar grande é ser feliz aproveitando as oportunidades que Deus nos proporciona, as quais, para uma pessoa que está sem sintonia com o Criador parecem repulsivas. A natureza rebelde do homem pode ser observada desde o princípio quando os descendentes de Cain iniciaram a tecnologia para suprir a falta de Deus, e nos dias atuais a situação continua a mesma, as pessoas não procuram ao Criador para que lhes liberte da inveja, lhes ajude a perdoar e a amar, nem para serem melhores pessoas interiormente falando. Todos o procuram para pedir a respeito de realizações e metas que na maioria das  vezes está em rota de colisão com os ideais divinos.  
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

(Isaias 55:6-9)

É isso que a palavra de Deus nos declara que é pensar grande:
"Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a  mansidão.
(1 Timóteo 6:7-11)

 Quantos as nossas necessidades, sejam elas quais forem, devemos orar sempre agradecendo, pois Deus já as preparou pra nós.
"Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Lucas 12:29-31)

Forte abraço.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM EM UMA GARRAFA

Ser ou Ter?

O Cisco e a Trave