O espírito do anticristo







As Sagradas Escrituras nos alertam sobre a vinda daquele que é chamado de anticristo.

“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.”
(1 Tessalonicenses 2:1-4)

As Sagradas Escrituras nos alertam sobre a vinda daquele que é chamado de anticristo.
O texto, também, se refere a ele como homem do pecado e filho da perdição.
O nome anticristo significa “aquele que ocupa o lugar de Cristo”. De posse dessa informação podemos analisar e entender como se dá a ação do maligno nesse sentido.
A passagem acima diz que ele vem precedido da apostasia. E o que é apostasia?
A palavra apostasia significa retroceder em relação a fé, no tocante a igreja significa voltar atrás naquilo que foi ensinado e ordenado pelo Senhor Jesus Cristo.
Olhando para o panorama histórico podemos perceber que isso aconteceu com as igrejas no decorrer dos séculos. O retorno ao judaísmo que rondava as comunidades da época de atos dos apóstolos e que foi tão combatido por Paulo acabou ganhando espaço no meio  cristão. A igreja católica fundada por Constantino no ano 312  da era cristã  promoveu uma volta às praticas judaicas misturando-as a elementos de cultos pagãos, tornando-se assim apostata.
Na reforma protestante vários grupos chamavam a atenção para necessidade de retorno ao verdadeiro evangelho, muitos desses  grupos foram perseguidos e assassinados, pois pregavam sobre o  dever de se romper com o legalismo religioso e de informar a todos sobre a graça que é  a  obra redentora do Senhor Jesus Cristo.  
A missão iniciada por Cristo trazia a mensagem da necessidade da espontaneidade do ser humano ao se relacionar com Deus. O Mestre ensinava que era possível pegar os dogmas e ensinamentos espirituais que eram ensinados no templo e transforma-los em prática do dia-a-dia.
Ensinou também que todos os que creem em seu nome têm condições de fazer coisas maravilhosas através da fé, mas disse que o mais importante do que as manifestações sobrenaturais é ser salvo.
"Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.”(Lucas 10:19-20)

No velho testamento havia no templo um compartimento chamado santo dos santos que tinha um véu na sua entrada onde somente o sacerdote podia entrar, significava que as pessoas tinham que entregar suas solicitações e seus sacrifícios a esse sacerdote para que pudessem ser abençoados.
Quando Jesus morreu na cruz do Calvário o véu do santuário se rasgou, mostrando que a partir daquele momento que o acesso ao santo dos santos estava livre, nos mostrou que não havia mais necessidade de que outro homem entrasse na presença de Deus por nós, isso quer dizer que não há mais separação entre Deus e nós.

 O falso evangelho
As Escrituras nos mostram que a obra do anticristo é paralela ao verdadeiro evangelho, isto é, te nta imitar o evangelho de Cristo.
Podemos ver isso no livro de Apocalipse quando o Senhor Jesus aparece montando num cavalo branco.
“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça”. (Apocalipse 19:11).
E o anticristo aparece também num cavalo branco imitando a obra de Deus.
“E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer”. (Apocalipse 6:2)
Mas antes de se apresentar em pessoa ele prepara o cenário através do seu espírito que se manifesta através dos seus ministros que são os falsos profetas e falsos Cristos.
"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mateus 24:24).
O cérebro humano está sendo preparado  ao longo dos tempos,  e em especial nas últimas décadas, para o modelo de sociedade em que o anticristo ira reinar. Essa mudança consiste em ações na área social, financeira, política e principalmente na religiosa.

DOUTRINAS DO ANTICRISTO

Teologia da prosperidade.
Segundo essa doutrina o verdadeiro cristão  deve ter dinheiro à vontade, possuir bens materiais e ter saúde em abundância, seguindo essa linha de pensamento  a riqueza e ausência aparente de problemas e doenças é o sinal de comunhão. Porém a palavra de Deus diz justamente o contrário.
"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui."  (Lucas 12:15). 
Muitas foram as vezes em que o Senhor Jesus condenou a riqueza, mas  a  pregação do anticristo por ser contrária ao querer de Deus incita as pessoas a desejarem ser ricas levando-as ao laço e perdição.  
"Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão." (1 Timóteo 6:8-11)

Da mesma forma  a saúde física, na simbologia usada por Jesus, fica em segundo plano em relação a  salvação espiritual.
 "E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.” (Marcos 9:43-47)

Doutrina da dominação sobre os ímpios.
Essa linha de pensamento prega que os bens pertencentes a quem não serve a Deus são por direito dos cristãos. Esse é mais um dos conceitos errados pregados pelo anticristo, pois, como vimos no versículo acima, a vida de alguém não pode ser medida pela abundância de bens que possui.
Deus é justo e hoje na época da Graça não há maldições legalistas, o homem seja ele bom ou mau come dos frutos do seu trabalho.
"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?"
(Mateus 5:44-46)
Nesse caso, tanto aquele que busca a Deus como aquele que não busca tem a mesma chance de desenvolvimento material.
Além disso, embora sejamos hoje pessoas resgatadas por Deus, um dia também fomos totalmente contrários a  vontade de Deus, por isso nem nós, nem ninguém tem condições morais de tomar algo de uma pessoa por causa de seus pecados.


Doutrina da boa vida terrena.   
É disseminada da seguinte forma: ensina-se que o verdadeiro servo de Deus não pode ficar doente, passar por lutas ou ter falta de dinheiro.
Esse ensinamento é uma das ramificações da doutrina da prosperidade e vai contra os princípios ensinados por Jesus Cristo nosso Senhor.
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33 )

Sabemos que doença não é sinal de falta de unção na vida de alguém, vemos o exemplo de Eliseu que a Escrituras relatam que morreu de uma doença.
"E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu..." (2 Reis 13:14)
Mesmo Eliseu tendo morrido de uma doença um defunto ao tocar em seus ossos que estavam na sepultura ressuscitou.
"E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés”.
(2 Reis 13:21)
Podemos ver que embora Eliseu tenha morrido acometido de uma doença isso não significou ausência da gloria de Deus na sua vida, pois até depois de morto a unção de Deus que havia nele operou milagre.

AS VERDADES DA FÉ

Nossa vida em Cristo
A ideia desse texto não é tirar o ânimo das pessoas e nem sua esperança nos milagres de Deus, pelo contrário, a intenção é levar os verdadeiros servos de Deus ao despertamento para que baseiem sua fé na verdade das Escrituras Sagradas e não em fábulas ou invenções humanas.
"Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade."
(Tito 1:13-14)
Creio que o Senhor Deus continua o mesmo e sempre continuará, creio que há milagres acontecendo em nossas vidas todos os dias, uns visivelmente e outros que não notamos.
Você deve confiar em Deus e colocar nele a sua esperança sempre.
O grande problema é quando as pessoas são levadas a fixação nas coisas materiais e isso os pregadores do anticristo fazem de uma forma perigosamente sutil. Suas reuniões ao invés de serem para a exclusiva exibição e exame das Escrituras não passam de palestras de autoajuda, chegando a trazer um alívio momentâneo aos que delas participam. Essas pessoas logo após saírem dali são esmagadas pela discrepância entre o equivoco das pregações desses falsos profetas e o peso da realidade de suas vidas.
A primeira coisa que acontece é a dependência que esses “gurus” provocam nas pessoas trazendo a  necessidade de ouvi-los mais e mais, pois a partir daí instala-se um processo de dominação onde eles exigem dessas pessoas necessitadas de esperança  muito em troca. 
A exposição a esse tipo de pregação muitas vezes leva a pessoa a se questionar “o que estou fazendo de errado, pois ainda continuo doente, sem dinheiro ou passando por luta?” Muitos  passam a viver frustrados e  se culpando, pois por não conhecerem a palavra de Deus acham que o erro está em suas vidas. É necessário buscar a verdade da palavra do Senhor, pois somente ela pode libertar.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
(João 8:32)
A nossa esperança deve estar baseada na vontade de Deus e não em coisas materiais.  O inimigo de nossas almas sempre utilizará o que mais desejamos para nos prender.
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte".(Tiago 1:14-15 )  

Creio que tudo que precisamos neste mundo é suprido quando cremos e esperamos com paciência e sem cobrar a Deus.
Muitos falam que devemos cobrar a Deus por nossos diretos, mas, se somos salvos pela graça significa que a salvação que recebemos foi pela misericórdia do Pai, pois não merecíamos o perdão. Tudo o que Ele fez foi por amor a nós. Mas também entendo que quando nos aproximamos dEle somos alvos de vários milagres.
E justamente o fato de nos é nos apegarmos a Deus é o que nos ajudará bastante em nossos momentos difíceis.
"E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:28-33)

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus".
(Colossenses 3:1-3)   

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna".
(1 João 2:18-25)

Não devemos acreditar em tudo que uma pessoa diz somente por ela se declarar enviada por Deus.
"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (1João 4:1)
Pois ainda que suas mensagens pareçam trazer luz às vidas das pessoas quando examinadas profundamente demonstram vazio e intenção diabólica por parte de seus pregadores. E não é por acaso que eles tem essa “luz” na sua presença, por que até aí há a participação de satanás.
"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
(2 Coríntios 11:13-15)

Além de tudo isso, a palavra de Deus nos diz que nos últimos dias os homens conquistarão a imortalidade material, por isso a necessidade de incutir na mente das pessoas o apego a vida terrena e ao materialismo.
"E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles". (Apocalipse 9:6)
Por isso o teor do discurso do anticristo é esse, ele irá arrebanhar um grupo de pessoas que  querem viver a imortalidade  na terra  para lutar contra Deus, os anjos e nós.
"Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso."
(Apocalipse 16:14).

"E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou." (Apocalipse 20:8-9)
Por isso o esforço nas pesquisas com células tronco, por isso o acelerador de partículas e etc.
Nós, com a graça de Deus, continuamos buscando as  coisas que são do alto, pois nosso reino não é aqui.
"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui."
(João 18:36).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM EM UMA GARRAFA

Ser ou Ter?

O Cisco e a Trave