Desfazendo a manipulação




Existe um perigo rondando a vida do povo de DEUS: a manipulação do entendimento.
Durante todo o tempo de nossas vidas são atacadas por todos os lados. O inimigo de nossas almas utiliza várias formas para tentar nos destruir, a principal delas é a tentativa de manipulação de nossas mentes. Isso ocorre de diversas maneiras, através de costumes, da cultura e de ensinamentos que recebemos desde nossa infância. Na maioria das vezes não percebemos que estamos sendo doutrinados.
Por exemplo: desde cedo
aprendemos que os anjos são loiros, têm olhos verdes ou azuis, quando na verdade a bíblia não faz menção da cor do cabelo nem da pele deles, essa ideologia tem como finalidade a discriminação racial. Esse é apenas um dos muitos exemplos, poderíamos citar vários outros.
A bíblia no declara:  
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1,2

A dificuldade do Senhor JESUS CRISTO para conduzir os apóstolos foi imensa, pois eles ainda carregavam a influência muito forte dessa manipulação cultural e religiosa no início de seus ministérios.
Certa ocasião, viram um cego de nascença à beira do caminho, então, perguntaram ao Mestre: quem foi o responsável por esta enfermidade, “quem pecou” ele ou os pais dele?
Através dessa pergunta os discípulos demonstraram que estavam totalmente envolvidos por uma cultura de julgamento e preconceito. Essa linha errada de pensamento segue até hoje.
Para os religiosos a fé se resume em conquistas materiais e em bens de consumo ou status social, para o fariseu dos tempos modernos quem tem dinheiro é abençoado enquanto quem é pobre esta debaixo de maldição. Acham que doença na vida dos outros é sinal de pecado mas, na deles é apenas uma provação.
As ideologias do mundo, as quais estão presentes no nosso dia-a-dia, se fazem perceber no meio dos evangélicos já há muito tempo.
Cada povo ao receber a pregação da palavra de DEUS, acaba acrescentando, de maneira inconsciente, traços de sua cultura à forma de expressar seu amor pelo evangelho, isso é natural, o problema surge quando começamos a desmerecer outras culturas e rejeitamos ou condenamos coisas que DEUS aprova, em nome daquilo que chamamos de espiritual. podemos citar Pedro rejeitando-se a pregar a Cornélio, ou mesmo os apóstolos que se escandalizaram quando viram o Senhor JESUS conversando com uma mulher samaritana.
Nossa missão é: a conscientização do povo de DEUS, para que não veja essa questão, como se fosse, somente, um evento dos dias atuais. É necessário entender e combater os erros a começar do passado, sabendo que tais situações existem desde o princípio, como nos mostra a palavra de DEUS:
“O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.” (Eclesiastes 1:9-10).
Cada geração de crentes julga ser melhor que a posterior, e dessa forma pouco conseguirá contribuir para o crescimento da obra de DEUS. É necessário ter fé e humildade para reavaliar nossa posição em relação a nossos pontos de vista e aceitar aquilo que seja realmente a vontade de DEUS, assim como os apóstolos o fizeram.
DEUS não muda, mas nós estamos em constante processo de aperfeiçoamento, sendo estruturados por Ele como nos mostra o livro de Ezequiel no Capítulo 37, somos reconstruidos de dentro para fora, desde os nossos alicerces.



foto site: http://cdn.shopify.com/s/files/1/0275/7722/1192/articles/How_to_tell_if_someone_is_manipulating_you_1200x1200.jpg?v=1618898179



Comentários

  1. Ficou muito bom esse texto, Augusto!
    Somos muito influenciados o tempo todo. Precisamos estar sempre atentos pois as armadilhas estão em todos os lugares. Coisas que aos nossos olhos parecem ingênuas e inofensivas na verdade não o são.

    Nada há de novo debaixo do Sol. Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.
    Será que algum dia entenderemos o que isso significa?
    Será que algum dia nos portaremos de modo a mostrar que compreendemos realmente?

    ResponderExcluir
  2. Augusto sem duvida alguma seu comentario foi muito compriensivele logico. somente o senhor JESUS para capacitar pessoas como voce . QUE JESUS continue abençoando cada dia mais e mais sua irma em cristo leticia A noguira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nascer de novo

O Cisco e a Trave

Gratidão a DEUS