Renovando de novo







É interessante como o mundo nos influencia e tira a nossa capacidade de discernir entre as coisas certas e as erradas.
Lendo o texto bíblico abaixo, diga qual a questão mais forte que aconteceu nesse capítulo da bíblia?


"E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
E matou à espada Tiago, irmão de João.
E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava."
(Atos dos Apóstolos 12:1-11)


Certamente diremos que foi o grande livramento que o Senhor DEUS deu a Pedro, a forma milagrosa e sobrenatural pela qual o anjo o tirou das mãos dos romanos. Não damos importância à coisa mais marcante que esse texto nos relata.
Somos levados pela mídia a perder nossa sensibilidade e inverter nossos padrões de certo e errado, nosso nível de  prioridades está confuso tal qual uma bússola descontrolada, somo incentivados muitas vezes a uma fé mesquinha que parte de uma projeção interna do nosso coração do qual a palavra de DEUS nos diz:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
 (Jeremias 17:9)

O fato mais marcante nessa passagem bíblica está relatado no versículo 2:
“E matou à espada Tiago, irmão de João.”
O maior exemplo de fé passa despercebido por nossos olhares ávidos por coisas sobrenaturais e acontecimentos além da normalidade humana. No fundo muitas pessoas evitam pensar nesse versículo pois ele nos fala de uma convicção de fé genuína de quem teve um verdadeiro encontro com CRISTO.
Fala de alguem que entregou-se a DEUS completamente, não pelo que DEUS pode fazer, mas pelo que o Senhor é assim como fizeram Mesaque, Sadraque e Abednego diante do rei Nabucodonosor:
"Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro;
E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilónia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste."
(Daniel 3:10-18)
Note que eles disseram que mesmo que DEUS não os livrasse eles não adorariam outros deuses.
Da mesma forma, Tiago era convicto de sua missão e fé. 
A  fé em CRISTO nos faz almejar a vida eterna que segundo o propósito e planejamento divino
é a melhor coisa que nos pode acontecer, esse mundo terreno está contaminado e o apego a ele demosntra  que a pessoa carece de libertação espiritual. Não há futuro em se viver uma vida espiritual mista, metade servindo a DEUS  e a outra adorando as coisas do mundo, pois tudo onde pomos o nosso coração se torna nosso DEUS, inclusive a nossa existência terrena.
Não há coisa pior do que ter uma vida miseravel do ponto de vista espiritual, bambeando entre varios pensamentos, sendo escravizados por seus egos, onde até suas orações são projeções de seus corações egoístas:

"De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."
(Tiago 4:1-4)
Tiago foi escolhido para compor a equipe de confiança do Senho JESUS  varias vezes, tais como:

Na ressurreição da filha de Jairo
“ E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina.
 E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme.
 E riam-se dele, sabendo que estava morta.
 Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
 E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.”
(Lucas 8:51-55)

Na transfiguração de CRISTO“E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
 E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.”
 (Lucas 9:28-29)

Uma pessoa de fé e firmeza, que num momento em que mais do que nunca a sua convicção deveria permanecer firme, numa situação em que muitos estavam sendo levados para serem executados e antes da execução lhes era dada a oportunidade de negarem sua fé em JESUS.
Com certeza naquele momento os olhares estavam sobre Tiago que não negou sua fé. Ele foi o primeiro dos doze apóstolos a sofrer martírio e seu exemplo ajudou a fortalecer a fé daqueles que confiavam em DEUS a permanecerem firmes na doutrina de JESUS.

A mídia transforma de maneira silenciosa a noção de bem e mal e certo e errado.
Já reparou que você sabe detectar quando uma roupa ou um corte de cabelo estão na moda?
Até mesmo maneiras de falar e gírias são catalogadas em nossa mente como fazendo parte dessa ou daquela década.
Se na maioria das vezes ninguém para com a gente para nos ensinar isso como é que aprendemos sobre esses e outros conceitos?
Aprendemos através da tradição familiar, através da  mídia, dos colegas e dos amigos, através dos religiosos legalistas e etc.        

Precisamos estar atentos ao que realmente interessa a DEUS como principio de fé
Mais uma vez precisamos da renovação do nosso entendimento:
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Afinal aquilo que se renova precisa ser renovado sempre.
DEUS te abençoe!
 
 
 
 
foto site:https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/english/waterfall

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nascer de novo

O Cisco e a Trave

Gratidão a DEUS