Dois filho duas obras


 

 
 
“Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.” (Gálatas 4:22)
A palavra de DEUS nos fala a respeito de duas gerações as quais representam dois tipos de obras:
A primeira é a de Isaque, filho de Abraão, resultante do cumprimento da promessa do Senhor DEUS. (Gênesis 15), descrita pela bíblia como :Filhos da livre
A segunda é a de Ismael, filho de Abraão consequência de sua precipitação em não esperar a promessa de DEUS, chamada  pela palavra de DEUS de : Filhos da escrava.

Em Isaque, DEUS mostra a Abraão a obra da substituição onde, Isaque representa nossas vidas, pois, assim como ele foi levado para ser sacrificado, mas, na hora final foi poupado, nós também em CRISTO fomos preservados da condenação eterna.
Quando chegou a hora do sacrifício, DEUS enviou o cordeiro para ser oferecido em holocausto no lugar de Isaque (Gênesis 22:7,8). 

Ismael representa a obra paralela, embora fosse filho de Abraão não era filho da promessa do Senhor. Quantas vezes o ser humano em sua pressa em ver as situações resolvidas acaba tomando decisões e realizando obras sem o conselho de DEUS, essas obras podem até ser parecidas com a obra do Espírito, mas, não passam de fruto da rebeldia do homem.
DEUS tinha um plano, da descendência de Abraão criar mais do que uma um povo terreno, e sim gerar, através do exemplo da fé, uma nação celestial, a igreja do Senhor JESUS CRISTO.      

Representação no tocante a lei
No livro de (Gálatas 4:22-31) vemos a representação desses dois nascimentos, assim como o Senhor JESUS CRISTO disse a Nicodemos: um é o nascimento da carne  é o outro é o nascimento da água e do Espírito João Cap. 3. Ismael (carne), Isaque (água e espírito).


Porque o Senhor enviou a lei ao povo de Israel? O apóstolo Paulo, revelado pelo Espírito Santo, nos mostra que o nascimento de Ismael representa a necessidade carnal do povo em obedecer a regras terrenas, e por serem levados por sua natureza carnal e humana, dependiam de  mandamentos como estando em uma escravidão.
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento.” (Marcos 10:5)
E disse mais:
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”
(Marcos 12:30,31)”.
Ismael representa a lei terrena com suas ordenanças e práticas que, além de impossíveis de serem cumpridas por um ser humano comum, jamais poderiam salvar alguém, pois as mesmas foram dadas segundo realidade espiritual do povo de Israel, assim como Ismael surge pela necessidade carnal de Abraão,.

O nascimento de Isaque por sua vez representa, também segundo as palavras do escritor do livro de Gálatas, o nascimento de uma obra de fé. Demonstrada pela obra da substituição, a morte do Senhor JESUS CRISTO, em nosso lugar, representada pelo cordeiro que Abraão ofereceu no lugar do seu filho, obra essa contemplada e entendida pelo próprio Abraão:
“Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.” (João 8:56)
DEUS mostrou a Abraão que não tinha desejo de destruir a humanidade, mas, que quer salvá-la, não por méritos humanos, ordenanças ou algo parecido, DEUS nos salvou pela graça, isto é, pelo seu grande e bendito amor e favor imerecido.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
https://images.collegexpress.com/blog/what-bible-says-about-education.jpg

Comentários

  1. Que Possamos Esperar em Nosso senhor Jesus Cristo,que quer que todos se salvem mas nos dando liberdade para fazermos o que escolhemos.Que Possamos Entregar as nossas vidas nas mãos do nosso Senhor E salvador Jesus Cristo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nascer de novo

O Cisco e a Trave

Gratidão a DEUS